Loading...

Medicina de qualidade a seu alcance.

Transtornos mentais

O aumento de casos de pessoas com algum tipo de transtorno mental, vem ligando o alerta de diversos órgãos como a Organização Mundial da Saúde.

Estima-se que em todo mundo cerca de 720 milhões de pessoas sofram com algum tipo de transtorno mental. O Brasil lidera o ranking latino-americano de pessoas que sofrem com transtornos como ansiedade e depressão.

A Organização Pan Americana de saúde faz um importante alerta quando a esse quadro, dados indicam que em países mais pobres, a média de pessoas com transtornos mentais sem tratamento chega a 80%.

Mas você sabe o que são transtornos mentais e como eles podem afetar a sua vida e saúde? Acompanhe este post e saiba mais.

Afinal, o que são transtornos mentais?

Transtornos mentais são condições de saúde que afetam o pensamento, comportamento, emoções ou combinação desses aspectos, colocando em xeque a estabilidade da mente. Essas condições acabam por causar sofrimento significativo, prejudicando o bom funcionamento do organismo e causando um impacto negativo na qualidade de vida. Existem diversos tipos de transtornos mentais, e a gravidade de cada um é determinada por diferentes fatores.

Como identificar um transtorno mental

Geralmente os transtornos mentais são caracterizados por uma combinação de emoções, comportamentos, pensamentos e percepções que podem afetar a vida de uma pessoa. É importante ficar atento a comportamentos que apresentam sinais como:

  • Mudanças de humor repentinas
  • Mudança no padrão de comportamento
  • Dificuldade de concentração
  • Dificuldade de raciocínio
  • Problemas para expressar ideias
  • Dificuldade para conviver com outras pessoas

Se você ou algum ente apresentar esses sinais, é fundamental buscar ajuda profissional para um diagnóstico preciso.

O que causa um transtorno mental

Pode-se dizer que diversos fatores desencadeiam transtornos mentais, pois não é possível definir apenas uma só causa. Fatores psicossociais (relacionados a situações de estresse, vida familiar, ambiente de trabalho ou escolas etc.), genéticos (relacionados ao a histórico familiar) ambientais (relacionados a problemas como violência urbana ou abusos físicos, psicológicos e sexuais) e biológicos (anormalidades do sistema nervoso central) estão diretamente ligados aos transtornos mentais. O fato é que, independentemente da causa que levou ao distúrbio, é importante ressaltar o quanto esses problemas afetam a qualidade de vida e bem-estar das pessoas e seus entes. Por isso é tão importante o diagnóstico precoce e tratamento adequado.

Tipos de transtornos mais comuns no Brasil

Mas para tratar esses transtornos é de extrema importância que se conheça mais sobre as doenças, também que se abandone o preconceito e a crença que doenças mentais não são dores reais.

Existem diversos tipos de transtornos mentais, e muitas classificações para eles como transtornos de personalidade, transtornos psicóticos, transtornos neurodegenerativos, transtornos psicológicos, transtornos do neurodesenvolvimento, transtornos de sono-vigília e transtornos parafílicos. Entre eles estão:

Ansiedade

A ansiedade é caracterizada pela sensação, quase constante, de desconforto, tensão, medo ou mau pressentimento que são provocados pela antecipação de perigo ou algo desconhecido. Pode afetar a vida social e emocional da pessoa e provocar sintomas como: tremores, falta de ar, palpitações, sensação de sufocamento, suor frio etc. Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 9,3% da população brasileira possui quadro de ansiedade.

Depressão

A depressão é um transtorno psicológico que causa tristeza persistente e impede a realização das tarefas diárias. Tem como principal sintomas um estado de humor deprimido persistente, e é acompanhado por: insônia, apatia, irritabilidade, falta de energia, ganho ou perda de peso, etc.

Segundo a OMS, cerca de 5,8% da população brasileira possui o quadro de depressão.

Transtornos alimentares

A anorexia, bulimia e compulsão alimentar, são os transtornos alimentares mais conhecidos, porém não são os únicos. Em síntese o transtorno alimentar é uma condição de saúde mental caracterizada por comportamentos alimentares extremos, pensamentos distorcidos em relação à alimentação, peso e imagem corporal, e muitas vezes, consequências físicas e emocionais significativas.

Esse tipo de transtorno é muito comum na fase adolescente, e afeta cerca de 4,7% dos brasileiros.

Transtorno Bipolar

Provoca grandes mudanças de humor, dificultando a comunicação e a socialização. Pode oscilar de momentos de euforia e impulsividade para estados de depressão.

Esse transtorno chega a atingir 4% da população brasileira.

Transtorno Obsessivo Compulsivo - TOC

O TOC é um transtorno de ansiedade caracterizado por pensamentos recorrentes e desagradáveis e comportamentos repetitivos ritualizados, voltados para a redução do desconforto associado a tais pensamentos. Pessoas com TOC, podem ter obsessões por lavar as mãos, necessidade de simetria, mania de limpeza.

De acordo com estudos, cerca de 3 a 4 milhões de brasileiros (2% da população) apresentam esse quadro.

Esquizofrenia

A esquizofrenia é um transtorno psicótico que provoca desorientação no pensamento, distúrbios na percepção, vontade, atividades sociais e linguagem das pessoas. É caracterizada por pensamentos ou experiências que parecem não ter contato com a realidade, fala ou comportamento desorganizado e participação reduzida nas atividades cotidianas.

Estresse pós-traumático

É caracterizado pela ansiedade que surge após uma situação traumática. A pessoa afetada revive constantemente o ocorrido com recordações e apresenta grande sofrimento psicológico.

A prevalência de brasileiros afetados pelo Transtorno de Estresse pós-traumático chega de 1% a 3% da população.

Transtorno de personalidade Borderline

É caracterizado por instabilidade emocional, comportamental e nos relacionamentos. A pessoa Borderline pode ir de uma imensa euforia a um sentimento intenso de raiva, depressão ou ansiedade.

Cerca de 6% da população mundial possui esse transtorno.

Quais são os tratamentos?

Como existem diversos tipos de transtornos, também há diferentes possibilidades de tratamento tanto para quem convive quanto para quem deseja prevenir o agravamento da doença.

No geral, os principais tratamentos são:

  • Psicoterapia – a terapia e tratamento psiquiátrico, apesar de serem processos diferentes, se complementam em muitos casos. Nos casos de transtornos mentais, nem sempre é necessário o uso de medicamentos, mas sempre é recomendado o acompanhamento psicológico.
  • Medicamentos – Alguns casos podem precisar do tratamento medicamentoso, prescrito por um psiquiatra, que poderá ser por período breve, ou por toda a vida. O quadro do paciente precisa ser estudado para que o tratamento psiquiátrico seja adequado e eficaz, proporcionando ao paciente qualidade de vida.
  • Hábitos saudáveis – O cultivo de hábitos saudáveis como boa alimentação, rotina de sono, prática de exercícios físicos, equilíbrio na vida pessoal, relacionamentos saudáveis, cultivo de hobbies etc., servem para tratar qualquer tipo de transtorno mental, fazendo com que os outros tratamentos se tornem mais eficazes, e ajudando na saúde e bem-estar do paciente.

Em caso de suspeita de algum transtorno mental é muito importante consultar um psicólogo ou psiquiatra, para que seja realizada a avaliação necessária, identificado o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado.

Caso você precise de mais detalhes ou tenha outras dúvidas, entre em contato conosco. Estamos aqui para ajudar. Clique em “Agende a sua consulta!” e converse com um de nossos especialistas.

Clique em "Agende a sua consulta!" converse com um de nossos especialistas.

AGENDE SUA CONSULTA
Icone do pesquisa satisfação
Icone do whatsapp