Loading...

Medicina de qualidade a seu alcance.

O que é doença de Parkinson

A doença de Parkinson, também conhecida como Mal de Parkinson, é uma doença neurológica que se caracteriza por tremores. Apesar de ser mais comum em pacientes acima dos 60 anos, a doença não escolhe idade, gênero ou classe social.

Cerca de 1 a 2% da população mundial sofre com a doença, segundo a Organização Mundial da Saúde. No Brasil, são aproximadamente 200 mil pessoas com o diagnóstico da doença de Parkinson, de acordo com o Ministérios da saúde.

Causas do Parkinson

O Mal de Parkinson é uma doença neurodegenerativa crônica e progressiva que afeta principalmente o sistema nervoso. Todas as pessoas, conforme vão envelhecendo, apresentam morte das células nervosas que produzem dopamina de forma progressiva. Porém algumas dessas pessoas, perdem essas células em um ritmo mais acelerado que o normal, manifestando sintomas da doença.

Logo, a principal causa da doença é a morte das células em uma área conhecida como substância negra, responsável pela produção de dopamina, um neurotransmissor que, entre suas muitas funções, é responsável por controlar os movimentos. À medida que essas células degeneram, ocorrem sintomas motores e não motores associados à doença.

Ainda não se sabe ao certo o que pode causar a doença de Parkinson, embora a causa mais aceita até o momento seja a genética.

Consequências do Parkinson

A doença de Parkinson tem como consequência uma série de problemas motores e não motores. Os sintomas motores incluem tremores, rigidez muscular, bradicinesia (movimentos lentos e dificuldade de iniciar movimentos) e instabilidade postural. Já os sintomas não motores podem incluir depressão, ansiedade, distúrbios do sono, problemas de memória e cognição, alterações no olfato e distúrbios gastrointestinais.

No cérebro o Mal de Parkinson causa alterações progressivas que afetam áreas específicas, como a substância negra, onde são produzidos os neurônios que produzem dopamina. A diminuição da dopamina interfere na comunicação entre as células nervosas, levando os sintomas característicos da doença.

Sinais e sintomas

Além dos sintomas motores mencionados anteriormente, como tremores, rigidez e bradicinesia, o Mal de Parkinson também pode apresentar outros sinais e sintomas não motores. Esses incluem:

  • Tremedeiras, em especial nos membros superiores, como os braços;
  • Lentidão e diminuição na rapidez dos reflexos musculares;
  • Rigidez nas articulações;
  • Alterações que acontecem em um único lado do corpo;
  • Passos mais curtos;
  • Redução dos movimentos dos braços;
  • Pessoa que não consegue controlar a saliva e acaba babando;
  • Pessoa que deixa de piscar naturalmente;
  • Depressão;
  • Confusão mental;
  • Dores musculares;
  • Alterações na fala;
  • Visão embaçada;
  • Incontinência urinária;
  • Ansiedade;
  • Constipação;
  • Distúrbios do sono;
  • Dificuldade para escrever e fazer movimentos que exigem uma maior precisão.

Quero me prevenir, o que faço?

Como todo transtorno degenerativo, a prevenção está em ter um estilo de vida saudável. Para ter um envelhecimento cerebral saudável é fundamental a prática de exercícios físicos constantemente, manter um peso saudável, boa alimentação, dormir bem e de forma correta (no mínimo 8 horas por noite), evitar o tabagismo, e fazer o controle correto de diabetes e hipertensão, se for o seu caso.

Não há cura, mas existe tratamento

Embora não haja cura para o Mal de Parkinson, existem abordagens de tratamento que podem ajudar a controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. O tratamento geralmente envolve uma combinação de medicamentos para repor a dopamina, terapia física e ocupacional para ajudar a melhorar a mobilidade e a funcionalidade, e terapia fonoaudiológica para ajudar com problemas de fala e engolir. Em alguns casos, a cirurgia pode ser considerada.

Se você ou um ente querido está lidando com o Mal de Parkinson, não hesite em buscar ajuda médica especializada. Com o suporte adequado, é possível controlar os sintomas e manter uma boa qualidade de vida.

No Hospital Quali Ipanema, contamos com uma equipe multidisciplinar especializada no tratamento do Mal de Parkinson. Nossos profissionais estão empenhados em fornecer cuidados abrangentes e suporte aos pacientes, adaptando o tratamento às suas necessidades individuais. Esperamos que este artigo tenha fornecido informações úteis sobre a Doença de Parkinson. Caso você precise de mais detalhes ou tenha outras dúvidas, entre em contato conosco. Estamos aqui para ajudar.

Clique em "Agende a sua consulta!" converse com um de nossos especialistas.

AGENDE SUA CONSULTA
Icone do pesquisa satisfação
Icone do whatsapp