Loading...

6 exames essenciais para avaliar sua saúde

Como saber se estou saudável? Esta pergunta, com certeza, já passou pela sua mente em algum momento da vida, principalmente, quando se quer mudar hábitos ou entender sintomas de incômodos físicos.

Mas a boa notícia é que este questionamento tem resposta! O seu especialista pode solicitar exames fundamentais para avaliar o seu estado de saúde e tirar esse ponto de interrogação da cabeça.

Neste texto, a Qualimédica aponta seis exames que podem ajudar a entender se o seu corpo está funcionando corretamente. Saiba mais sobre cada um deles abaixo:

Raio-X

Também conhecido como radiografia por imagem, o exame de raio-x utiliza a radiação ionizante para avaliar diferentes partes do corpo, como:

  • Crânio;
  • Seios da face;
  • Coluna;
  • Região abdominal;
  • Membros superiores e inferiores;
  • Tórax.

O raio-x também ajuda a identificar problemas ósseos (como fraturas, luxações, calcificações, artrite e artrose) e respiratórios (sinusite, pneumonia, tuberculose, etc). Também facilita na descoberta de doenças mais graves e complexas, como tumores, obstruções de artérias e cardiomegalia ("coração aumentado").

Como o procedimento é realizado?

O paciente deita em uma maca ou fica de pé para que o aparelho de raio-x foque em uma determinada região do corpo, emitindo a radiação. É um exame não invasivo, seguro, rápido e, na maioria das vezes, não requer preparo. A exceção é para a região abdominal, que pode ser necessária o uso de laxantes para eliminar resíduos no intestino, e quando há a indicação de contraste, com a solicitação de jejum por algumas horas.

É contraindicado para gestantes pois a radiação pode gerar consequências ao feto.

Colonoscopia

O exame de colonoscopia permite identificar anomalias no intestino grosso e uma parte do delgado. Ele permite identificar lesões, úlceras, pólipos, inflamações, tumores, sangramentos, além de realizar biópsia. A colonoscopia também ajuda a diagnosticar doenças como câncer colorretal, estreitamento do cólon, sangramento intestinal, etc.

A colonoscopia é indicada para pacientes com diarréia persistente, perda de peso sem motivo aparente, dores abdominais, sangue nas fezes, alteração do hábito intestinal e alteração da forma das fezes. Para check-up, é indicado para pessoas acima dos 45 anos e deverá ser realizado a cada 10 anos.

Como o procedimento é realizado?

O preparo para este exame começa dois dias antes da realização, com a ingestão de comidas leves e sem fibras, além de dois litros de líquidos. Já na véspera, é necessário utilizar medicamentos laxativos para a limpeza do intestino. No dia do exame, o paciente não pode consumir alimentos sólidos e, duas horas antes, deverá realizar jejum total de qualquer ingestão, incluindo líquidos.

Após o preparo, o especialista utiliza sedação leve no paciente para evitar lesões durante o procedimento e, uma vez que a medicação faça efeito, insere o colonoscópio – com um tubo fino, flexível e com câmera acoplada na ponta – no ânus do paciente para examinar os intestinos grosso e delgado.

Endoscopia

A endoscopia é um exame que analisa o esôfago, o estômago e parte do intestino delgado e possibilita identificar lesões, inflamações, tumores, sangramentos e coletar material para biópsia.

É indicada para pacientes que apresentam refluxo, náuseas, vômitos, azia, dores e dificuldades para engolir. A endoscopia também ajuda a diagnosticar:

  • Câncer;
  • Hérnia de hiato;
  • Gastrite;
  • Esofagite;
  • Duodenite;
  • Sangramentos;
  • Infecções bacterianas, como H. pylori.

Como o procedimento é realizado?

Assim como a colonoscopia, a endoscopia exige preparo com jejum, porém com um tempo menor. O paciente precisa ficar de 8 a 12 horas sem consumir alimentos e líquidos, e a última refeição precisa ser leve. Além disso, é proibida a ingestão de bebida alcoólica 24 horas antes do procedimento.

Com o preparo concluído, o paciente recebe sedação leve para evitar lesões. Após a medicação fazer efeito, o especialista utiliza um endoscópio – um tubo fino e flexível, com câmera acoplada na extremidade – para analisar a mucosa do esôfago, do estômago e do intestino delgado. Assim que o exame é finalizado, o paciente não pode dirigir nem operar máquinas, por conta da sedação.

Ecocardiograma

O ecocardiograma é um dos exames mais indicados para avaliar a saúde do coração. É um exame não invasivo, indolor e rápido, além de ser de extrema importância no diagnóstico e tratamento de diversas doenças cardíacas, como:

  • Problemas nas válvulas;
  • Doenças congênitas;
  • Tumores, especialmente mixoma atrial;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Presença de coágulos;
  • Doença do pericárdio;
  • Doença da aorta torácica;
  • Endocardite;
  • Crescimento das cavidades cardíacas.

Este exame é realizado por um transdutor com gel à base de água, que converte suas ondas sonoras para imagens em um monitor. Em alguns momentos, o especialista pode fazer pequenas pressões no aparelho ou pedir para que o paciente respire fundo para avaliar a saúde do coração com mais detalhes.

O ecocardiograma pode ser realizado de diversas formas. Aqui na Qualimédica, são utilizadas quatro delas:

Ecocardiograma transtorácico

É o mais comum de todos. O especialista examina a região do tórax, avaliando a estrutura do coração e o funcionamento das válvulas.

Ecocardiograma transesofágico

Este exame consiste na introdução do transdutor pelo esôfago para avaliar estruturas cardíacas específicas, com informações mais detalhadas. É necessário realizar jejum de seis horas para evitar náuseas e vômitos durante o exame, além da aplicação de medicamentos locais para anestesiar a garganta.

Ecodoppler

É um tipo de ecocardiograma que avalia a velocidade e a direção do fluxo sanguíneo tanto nas cavidades cardíacas quanto nas veias que chegam ou saem do coração, além da obstrução dos vasos sanguíneos. Este exame pode obter imagens tanto coloridas quanto em preto e branco.

Ecocardiograma com estresse

O ecocardiograma com estresse examina a contração do coração durante o esforço, seja físico ou farmacológico. Enquanto o primeiro se dá durante o teste ergométrico em esteira ou bicicleta ergométrica; no segundo, o paciente recebe uma medicação estimulante. É indicado para pacientes com suspeita de doença arterial coronariana ou que realizaram cirurgia de ponte de safena ou angioplastia coronariana.

Este tipo de ecocardiograma demanda alguns preparos especiais:

  • Jejum de até quatro horas (farmacológico);
  • Ingestão de refeições leves até uma hora antes do exame (físico);
  • Vestir roupas adequadas (físico);
  • Não consumir produtos à base de cafeína 48 horas antes do exame;
  • Não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes do exame;
  • Não aplicar cremes e pomadas no dia do exame;
  • Não fumar até 3 horas antes do exame.

Eletrocardiograma

O eletrocardiograma é um exame que avalia as atividades elétricas do coração através de eletrodos fixados no tórax. Este exame permite diagnosticar arritmias, infarto, aumento das cavidades cardíacas, distúrbios na condução elétrica ou nas válvulas cardíacas, pericardite, derrame pericárdio ou pneumotórax, doenças genéticas ou transmissíveis, etc.

Também é possível verificar a saúde do coração quando o paciente já apresenta colesterol alto, diabetes, hipertensão, tabagismo e/ou histórico familiar de doença cardíaca precoce, além do funcionamento do marca-passo e efeitos de determinados medicamentos.

Este procedimento é indicado quando o paciente apresenta falta de ar, dor no peito, palpitação, etc. É um exame rápido, indolor, e não invasivo.

Como o procedimento é realizado?

Quanto ao preparo, o paciente precisa relatar quais medicamentos está utilizando, pois alguns deles podem alterar o resultado do exame. Também são necessários cuidados com a pele do tórax, que precisa estar limpa, desengordurada e totalmente depilada, caso o paciente possua muitos pelos na região.

O eletrocardiograma pode ser realizado de forma convencional, quando o paciente está deitado na maca; via teste ergométrico, através do esforço físico na esteira ou bicicleta ergométrica; ou por holter, com auxílio de um aparelho portátil que registra o ritmo cardíaco ao longo do dia.

Ultrassonografia

O ultrassom é um exame que avalia a presença de cistos, tumores, alterações e diversas doenças em alguns órgãos, como:

  • Tireóide;
  • Mamas;
  • Abdomên – fígado, vesícula, bexiga, baço, rins, pâncreas, veia cava inferior, artéria aórtica, etc;
  • Órgãos reprodutores feminino (transvaginal) e masculino.

O exame também permite observar o fluxo sanguíneo para diagnosticar possíveis tromboses, aneurismas e obstruções.

Como o procedimento é realizado?

Durante o exame, o especialista aplica um transdutor com gel em uma determinada região do corpo, produzindo imagens dessas partes internas em um monitor. O ultrassom não precisa de preparo, é rápido, indolor e seguro.

Agende seu exame

A Qualimédica realiza estes exames na unidade de Ipanema e dispõe de sala de exames e de pequenos procedimentos. Além destes citados, realizamos exames laboratoriais, dermatológicos, tomografia computadorizada, eletroencefalograma, eletroneuromiografia, entre outros.

É possível agendar consultas e exames na mesma data. Agende seu exame pelo telefone (21) 2434-2081 ou no WhatsApp (21) 99842-5750.

AGENDE SUA CONSULTA
Icone do pesquisa satisfação
Icone do whatsapp