Endometriose trata-se de uma alteração no funcionamento do organismo onde as células do endométrio, tecido que reveste o útero, não são expulsas durante a menstruação e se movimentam no sentido contrário, caindo nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a se multiplicar.
Esse acúmulo de células sofre as mesmas alterações pela influência hormonal durante o ciclo feminino, logo no período menstrual ele também sangra dentro do abdome, o que provoca cólicas menstruais, dores durante as relações sexuais e dificuldade para engravidar. Os órgãos abdominais na presença do sangue tendem a inflamar e a grudar uns nos outros, causando as chamadas aderências, que alteram a anatomia da pelve feminina, impedindo o bom funcionamento das trompas.
O que causa a endometriose
Não se sabe ao certo o que causa a endometriose, mas pesquisadores explicam que a doença pode ter causas como fatores genéticos, problemas imunológicos, descontrole hormonal e problemas com o fluxo durante o período menstrual.
Principais tipos de endometriose
Os diferentes tipos de endometriose consistem na localização do tecido:
Endometriose intestinal
Acontece quando o tecido endometrial cresce na superfície ou dentro dos intestinos. Em casos raros a endometriose intestinal faz parte da endometriose retovaginal, que atinge a vagina e reto.
A maior parte das mulheres que apresentam esse quadro, também tem endometriose em locais da pelve como ovários e bexiga.
Endometriose Superficial
É o tipo mais comum de endometriose, e acontece quando os tecidos endometriais se desenvolvem no peritônio, membrana que recobre as vísceras e parede abdominal. Pode ser muito dolorosa e causa lesões ativas ou cicatriciais.
Endometriose Profunda
É quando as células endometriais se infiltram pelo peritônio em 5 milímetros. É o tipo mais grave da doença e seus sintomas são mais agressivos com maior dificuldade de tratamento.
Endometriose no ovário
É a forma menos dolorosa da doença, a endometriose no ovário pode ser de forma superficial ou causar cistos de endometriose ovariana.
Endometriose na parede
Considerada a forma mais rara da doença, acontece quando o endométrio está acoplado a parede abdominal. Pode causar mudanças na coloração da pele.
Endometriose pulmonar
Também considerada uma forma rara da doença, principalmente por estar fora da pelve feminina, a endometriose pulmonar ocorre quando as células endometriais se infiltram no pulmão. O principal sintoma desse caso são tosses com secreção serosanguinolenta durante o período menstrual
Quais são os sintomas da doença
Embora cada corpo reaja as doenças de formas diferentes, os principais sintomas da endometriose são:
- Dor em forma de cólica durante o período menstrual que pode incapacitar as mulheres de exercerem suas atividades habituais;
- Dor durante as relações sexuais;
- Dor para urinar;
- Dor abdominal;
- Distensão abdominal;
- Massa abdominal palpável;
- Fadiga;
- Diarreia;
- Dificuldade de engravidar. A infertilidade está presente em cerca de 40% das mulheres com endometriose.
Como é feito o diagnostico
Quando há suspeita de endometriose, o diagnostico poderá ser confirmado através de exames como: exame ginecológico, exame físico, ultrassonografia endovaginal, dosagem de marcadores e outros exames de laboratório. Em alguns casos como suspeita de endometriose profunda, o ginecologista poderá pedir ressonância magnética ou colonoscopia.
Tratamento para endometriose
A endometriose não tem cura e é uma condição crônica, que dura toda vida e costuma parar de demonstrar sintomas após o início da menopausa, quando há uma queda nos hormônios que estão ligados ao endométrio.
Todavia, não é normal que a mulher sinta cólicas fortes, portanto ela deve procurar um médico ginecologista, para que ele possa fazer o diagnostico correto. Dependendo da gravidade dos sintomas, a mulher deve considerar o uso de anticoncepcionais para suspender a menstruação e evitar as dores da endometriose, sempre avaliando com cuidado os efeitos colaterais causados pelo uso desse tipo de medicação.
Quando há a endometriose profunda, principalmente quando os sintomas estão impedindo que a mulher siga suas atividades diárias em decorrência da dor e sintomas extremos é recomendado que a mulher passe por procedimentos cirúrgicos, onde será feita uma raspagem do endométrio.
Um dos procedimentos cirúrgicos para tratar a endometriose é a videolaparoscopia, que permite a biopsia das lesões para a conclusão, ajuda na remoção dos tecidos endometriais, facilita a gravidez espontânea ou por tratamento e auxilia na diminuição da dor.
Vale ressaltar que embora a endometriose não seja uma doença grave, ela pode causar óbitos, devido a problemas que podem surgir com a doença, como a sepse por obstrução dos rins e do intestino.
Se você se identificou com esse artigo e apresenta algum sintoma de endometriose, clique em “Agende a sua consulta!” converse com um de nossos especialistas.
AGENDE SUA CONSULTA