Loading...

Qualimédica Medicina de qualidade a seu alcance.

Novembro Azul

Novembro Azul

Novembro Azul, conscientização e alerta sobre o câncer de próstata. No Brasil, doença é a segunda mais comum entre os homens.

Agora é a vez dos homens, com o Novembro Azul, de alerta e conscientização sobre o câncer de próstata. A campanha, dirigida aos homens, tem o objetivo de alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e de outras doenças masculinas.


Dia 17 de novembro, sexta-feira, é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O câncer de próstata é considerado o sexto tipo da doença mais comum no mundo e o maior em incidência nos homens. No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Também conforme o Instituto, em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o quarto tipo de câncer mais comum e o segundo mais incidente entre os homens.


Durante este mês, nas unidades de saúde intensificam as ações de prevenção aos agravos das doenças masculinas e preparam atividades relacionadas à campanha de conscientização Novembro Azul.


Homens com mais de 45 anos devem realizar exames preventivos uma vez por ano. Em casos de câncer de próstata na família (pai e irmãos) ou de câncer de mama (mãe e irmãs), os homens devem realizar exame preventivo


De maneira geral, os homens devem fazer os seguintes exames preventivos:

  • Próstata: fundamental para o diagnóstico de câncer de próstata deve entrar na rotina masculina após os 40 anos. É feito pelo toque retal, onde o médico verifica o tamanho da glândula. Geralmente é acompanhado pelo PSA, exame de sangue que mede as substâncias produzidas por células da próstata, cuja elevação pode significar problemas.
  • Colonoscopia: para o diagnostico de câncer no reto ou intestino grosso, entra na rotina masculina após os 50 anos. Um tubo ótico filma e analisa toda a mucosa intestinal, verificando se há alterações ou feridas.
  • Autoexame testicular: é feito pelo próprio homem, durante o banho, com o apalpar dos testículos para ter certeza de que não já alterações. Deve fazer parte da rotina do homem após a puberdade, sendo útil para o diagnóstico de câncer no testículo.
  • Exames de sangue: fazem parte do check-up onde se verifica taxas de glicose, colesterol, triglicerídeos, ácido úrico e creatinina, além do hemograma completo. Deve ser feito anualmente, a partir dos 20 anos, ou de acordo com a orientação do médico.
  • Exame de urina: também compõem o check-up. Importante para diagnóstico de problemas renais.
  • Exames cardiovasculares: aferição da pressão arterial, teste ergométrico, ecocardiograma e ultrassom do coração. Detecta doenças cardíacas e devem entrar na rotina a partir dos 40 anos, ou conforme a orientação do seu médico. Destacamos que todos os exames são adequados às particularidades de cada pessoa.

Não se esqueça que, todo problema de saúde, quanto antes for diagnosticado, antes poderá ser iniciado o tratamento e os resultados são sempre mais positivos.


Procure sempre um especialista e faça exames preventivos.

Icone do whatsapp